segunda-feira, 28 de maio de 2012

Novo quadro: São Três

A Jéssica começou contando quatro, a Janine trucou para cinco e eu diminuo para três (afinal, existe um sério motivo para eu estar cursando Letras e não Matemática... minha zona de segurança está em números menores). Três é um número conciso, então a gente acaba sendo obrigado a se focar nos pontos mais relevantes e substanciais... Três é um número místico também: são três Fúrias, três Parcas, três relíquias da morte...
O número 3 tem uma grande importância simbólica de união e equilíbrio, aparecendo na Santíssima Trindade, nos três poderes (jurídico, executivo, legislativo), em Os três mosqueteiros, os Três Porquinhos etc, sendo recorrente sua presença na literatura e nas artes.

Três também é um número chave da democracia, pois é a quantidade mínima de pessoas necessárias para que se consiga tomar uma decisão em grupo.

Também é conhecido sexualmente em Ménage à trois.

O três também é usado como pedido de socorro. Para pedir socorro no deserto ou em alguma outra região, basta fazer três fogueiras, porque três é um código mundial.
Pra quem ainda não entendeu a Janine explica:

Me inspirei no 'Conte 4' da minha irmã e resolvi fazer a categoria 5 3 Coisas, onde farei listas com cinco três itens de temas diversos. Espero que quem estiver lendo isso, faça o mesmo, ou seja: deixe nos comentários uma lista com cinco três itens sobre o tema que sugeri.



São Três os meus defeitos. Não. São muito mais... Mas na infinidade de defeitos que tenho e que se fossem catalogados daria um livro maior que a Bíblia, vou listar três que tem grande peso na minha vida.

1. Procrastinação. "Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está procrastinando, isso resulta em estresse, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos."

Por mais que eu tente fazer as coisas em dia, mais cedo ou mais tarde deixo algo pra depois e ai começa uma bola de neve que fica cada vez maior. Na vida acadêmica isso é muito ruim. Agora, por exemplo, eu deveria estar escrevendo um trabalho de 10 páginas para Linguística IV, mas estou aqui escrevendo isso.

2. Impulsividade. Sou bastante impulsivo em diversos sentidos. Compro o que nao preciso gastando mais do que tenho. Também falo mais do que deveria - e esse é o pior lado da minha impulsividade. Falo coisas sem perceber e acabo ofendendo gente que eu gosto... Após um tempo de convivência comigo as pessoas percebem que faço isso inocentemente e não levam pro lado pessoal. O maior problema são com as pessoas que não me conhecem muito... Essa impulsividade é algo que preciso trabalhar bastante pra melhorar.

3. Insegurança. Inicialmente eu pensei em timidez entretanto timidez é uma consequência da insegurança. Já fiz muito progresso nessa questão, muito mesmo. Perdi muitas oportunidades na vida e hoje me arrependo. Às vezes me pego comparando como eu era quando entrei na faculdade e como sou agora e fica óbvio minha evolução. Quando entrei na faculdade percebi que o mundo era um lugar bem maior do que eu imaginava e era hora de fazer o meu mundo expandir também.

Bom, reconhecer os próprios defeitos é um começo para se tornar uma pessoa melhor. Agora quero saber quais são os três defeitos principais de vocês! Bora deixar a resposta nos comentários.

13 comentários:

  1. Meus três defeitos básicos?

    Vingativo: acho que quando alguém me faz alguma coisa, guardo aquilo. Não fico remoendo (ainda bem, se não dá câncer), mas não faço questão de esquecer.

    Perdôo fácil: contraditoriamente, há casos em que, mesmo a pessoa fudendo minha vida de verde e amarelo, dou um lindo sorriso e finjo que não aconteceu nada. No final, há um desequilíbrio, os que deveriam ser perdoados eu crio raivinha, e os que eu deveria fuder de volta, abaixo a cabeça.

    Vejo beleza em tudo: essa é não vou nem comentar...

    ResponderExcluir
  2. 1. Perfeccionismo: me destrói como pessoa. Estraga tudo que posso ter de bom. Inclusive, acho que gera o próximo defeito.
    2. Pessimismo: gente, a vida é dura, não? Pra mim sempre parece pior, com tendências a desgraça e sempre em uma escala de dor.
    3. Falar em excesso. Talvez tenha a ver com ansiedade e por pensar que tudo vai dar errado mesmo, aí eu falo mesmo. Faço uma cara feia terrível, e saia da frente. Na verdade, eu falo muito, sempre. Só não falo quando estou triste. #ficaadica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já desisti de perfeccionismo. Tudo que eu faço fica uma merda mesmo...

      Hoje eu sou Sr. Brightside. Ficar com pessimismo não leva a lugar nenhum nem ajuda a ter vontade de seguir em frente.

      Falo muito mas de maneira diferente...

      Excluir
  3. @José Antônio R.J

    Vingativo: Tá de achando a Paola, né?
    Perdoa fácil? Você odeia um monte de gente só por elas serem elas...
    Beleza em tudo. Isso pode ser muito útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MENTIRA!!! Eu não odeio as pessoas por elas serem elas...mentiroso

      Excluir
    2. Vc tá precisando controlar sua impulsividade menino...

      Excluir
  4. Minha cara fica tão linda quando estou de mal-humor, que até pareço Paola.

    ResponderExcluir
  5. Fingir que não aconteceu, não é perdoar... geralmente acaba em merda: ou vc cai na desgraça com a mesma pessoa de novo (porque pessoas que te traem, sorriem para você, e curiosamente te atraem) ou uma hora por qualquer bobeira, você sai falando merda. O negócio é afastar mesmo, tem muita gente no mundo. Fim.

    ResponderExcluir
  6. Eu sei que tô errado, mas como o tema diz...são DEFEITOS!

    ResponderExcluir
  7. 1 - (para não complicar) Necessidade de atenção: Uso muito dos meus traumas, para que as pessoas tenham alguma pena, dó de mim, e muitas vezes, uso disso para que as pessoas façam coisas por mim, isso envolve outra coisa, sou oportunista.

    2 - Perfeccionismo: Não consigo me contentar com nada que não esteja de acordo com o que pensei, mesmo meus critérios não sendo muito específico, me preocupo muito com a ideologia que tenho.

    3 - Insegurança - Estou sempre disposto à fazer coisas, porém na hora de fazer, ou de me apresentar, eu me prendo no medo de não conseguir, travo, e não costumo prosseguir, ou mesmo, o meu nervosismo, me atrapalha.

    (timidez: Sou uma pessoa que não sabe conversar, ou desenvolver um assunto, em um discurso direto, com facilidade - face à face - e estou sempre me privando de falar com muitas pessoas)

    ResponderExcluir
  8. 1. Procrastinação - Deixo tudo pra cima da hora, e acabo acumulando um monte de coisas pra fazer. Por exemplo, eu deveria estar fazendo um trabalho de História e tô comentando no seu blog, hahaha.

    2. Perdôo fácil - Apesar de nunca esquecer o que a pessoa fez pra me magoar, acabo deixando tudo de lado com mais facilidade do que gostaria. Em alguns casos, isso não é um defeito, mas muitas vezes a pessoa se aproveita disso e faz qualquer merda pra me deixar irritado, sabendo que depois eu vou perdoar... e na maioira dos casos é verdade. Mas é aquela coisa, algumas vezes isso pode ser bom... guardar mágoa não é lá uma das melhores coisas do mundo também.

    3. Orgulho - Diferentemente de você, não sou impulsivo e não ofendo inocentemente as pessoas que gosto. Eu penso muito bem no que vou dizer, e sei as consequências disso, mas mesmo assim vou lá e falo, tudo isso pra ficar por cima da pessoa numa discussão. Já fiquei quase um mês sem falar com meu pai por isso, e sinceramente, me arrependo, mas acabei repetindo a mesma coisa com ele e outras pessoas também =T

    ResponderExcluir
  9. Perfeccionismo na verdade nem tanto, já fiz tanta merda, que hoje me decepciono, perfeccionismo é mais circunstancial, tipo em trabalhos de igreja, trabalhos sociais, maquetes, algo que eu não tenha que escrever com a minha mão torta, ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
  10. Me encaixo em vários itens que disseram (como procrastinação, insegurança...), mas achei melhor não repetir. Lá vai:

    1. Negativismo - todos me odeiam, tudo está uma droga e só vai piorar. Não enxergo boas coisas para o futuro e o presente tem reforçado essa minha ideia.

    2. Obssessividade - me agarro a pensamentos que não me fazem bem e não vão me levar para lugar algum. Estou tentando trabalhar nessa, é difícil pra caramba, mas espero conseguir...

    3. Nervosismo - sou extremamente nervosa, me preocupo com coisas que não deveria me preocupar, me importo com pessoas que não deveria me importar e fico tensa e ansiosa a maior parte do tempo.

    Se essa lista contesse 15 itens, acho que poderia chegar lá tranquilamente...

    PS: quando comecei o 5 Coisas pensei em fazer justamente uma lista como essa, acabei decidindo começar por outra O.o Ficou melhor aqui, vc escreve melhor e mais gente participa dos seus posts xD

    ResponderExcluir


"Chegou à conclusão de que era um monstro, separado do resto da humanidade. Caiu sobre ele uma tristeza tremenda..."